Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos,
Assim iniciou Jesus uma das passagens mais belas da Bíblia.
O sermão da montanha nos ensina lições do Reino de Deus, ou seja, o estilo de vida do céu.
Oh! quão diferente é do estilo de vida que paira no mundo hoje. O abismo é tão grande que quase não enxergamos mais o estilo do céu. O mundo carece de tudo o que é dito no sermão do Olivete.
Vejamos alguns contrastes e meditemos no que poderia ser diferente.
- Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus. Jesus está dizendo que a felicidade esta com os humildes. Isso explica o porquê das pessoas viverem carrancudas, tristes, amarguradas, iracundas. Isso se dá porque por todo lado que se olha, vê-se pessoas altivas, egoístas, se achando cada qual melhores do que as outras. Não reconhecem suas falhas, não aceitam a posição social que têm, e por isso são infelizes. No entanto, o espírito dos que planejam morar um dia no céu, deve ser exatamente o contrário. O cidadão do céu tem um semblante alegre. Sua vida irradia alegria, pois aceitam a posição social, o dinheiro, os bens, a família, ou seja, estão contentes com aquilo que Deus os deu. Essas pessoas são amáveis, se preocupam com o próximo, ajudam aos necessitados, reconhecem quando erra, inclusive pedem perdão, e valorizam as conquistas dos outros sem inveja. Oh quanta necessidade temos de pessoas assim. Tais pessoas dão um colorido à vida, deixam o ambiente mais ameno. Mas aos poucos o Espírito de Deus está se retirando da Terra. Isso preparará o mundo para o desfecho final da humanidade, e da volta de Jesus. O mundo deve muito aos cristãos, e nem sabe disso.
- Bem aventurados os que choram, porque serão consolados. Hoje as pessoas não se preocupam com os sentimentos uns dos outros. O mundo perece pela depressão, pessoas morimbundas não conseguem lidar com as suas crises emocionais, e muitas delas acabam por dar fim à própria existência. O choro que a bíblia fala não é uma amargura profunda de espírito, mas procurar os ombros de Cristo para chorar. Contar com Cristo, dizer o que estão sentindo, buscar ajuda de Jesus. Ele está disposto a enviar os anjos para ajudarem, consolarem a alma que O busca com confiança, pois sabem que Jesus nunca deixou um filho seu desamparado, por menor que seja.
- Bem aventurados os mansos, pois eles herdarão a Terra. Jesus aqui se referiu à nova Terra, o Paraíso que Ele foi preparar. O Novo Céu e a Nova Terra não é lugar para pessoas bravas, prepotentes ou coléricas. Tais pessoas devem buscar a Cristo e clamar para que Jesus mude o seu coração. Os bravos, assassinos, e aqueles que gostam de maltratar ao próximo, se fossem levados ao céu, eles não ficariam contentes lá, pois não haveria ninguém para se socializar, pois todos serão diferentes, humildes e mansos, assim como o próprio Cristo, quando aqui esteve. Por isso, Deus é justo, e levará pra lá somente aqueles que apresentam essas características de mansidão e humildade, pois esse será o estilo do Céu.
- Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Hoje as pessoas buscam justiça. Mas se formos analisar a fundo a questão, eles não estão com tanta sede de justiça assim. As pessoas querem que se faça justiça ao seu favor. Ou seja, quando são prejudicadas, querem justiça. Mas não estão dispostas a abrir mão de muitas coisas injustas. Ninguém quer comprar uma música, se pode baixar de graça. Ninguém quer comprar um filme, se pode comprar um filme pirata, que custa até dez vezes menos. As pessoas não respeitam mais aos idosos, olhe em transportes coletivos, muitas vezes os jovens não dão o lugar para um idoso sentar. O mundo clama por justiça, mas não estão dispostos a ser justos com os seus semelhantes. Quantas brigas no trânsito, quanto desrespeito aos vulneráveis, racismo, violência doméstica, etc. A lista não pára. O mundo carece por pessoas justas, nos negócios, com os seus próximos, no trânsito, etc. Mais um estilo do céu. Então se o amado leitor tem sede por justiça, se prepare para o céu, pois lá você terá descanso de alma. Serão fartos no céu, pois aqui vivemos em um mundo injusto.
- Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Algumas pessoas abastadas financeiramente, apresentam um exterior que demostre compaixão com os moradores de rua, ou algumas entidades de caridade, no entanto exploram dos pobres, com preços caros, com corrupção nos governos, etc. Ser misericordioso não é só uma questão teórica. Nem uma demostração exterior de caridade. Ser misericordioso é um estilo de vida. O misericordioso prefere perder do que explorar do próximo, por isso que hoje, a maioria dos cristãos que vivem o cristianismo, vivem com dificuldades para sobreviver, pois se encontram em um mundo contrário ao seu estilo de vida, onde o que vale é a expertise nos negócios e na vida econômica.
- Bem aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. O que é ser limpo de coração. Significa ter pensamentos puros. Não maquinar o mal em seus pensamentos. É não olhar para uma mulher que não é sua, com pensamentos impuros. É não viver no engano, mas buscar a verdade. Ter o coração puro é ter as mesmas atitudes no meio da multidão que quando está sozinho. É ter coragem de fazer no claro tudo o que é capaz de realizar na escuridão. Mas não é isso que vemos. Vivemos em um mundo de hipocrisia. O exterior é uma beleza, mas suas vidas particulares e o que acontece dentro de casa não são capazes de revelar. Ser limpo de coração é uma virtude rara. Mas é um importante princípio do céu.
- Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. O que é ser um pacificador? É promover a paz. Conciliador dos dois lados. Lutar pela paz. Os poderosos pregam a paz, mas estão em uma corrida bélica desenfreada, se armando até aos dentes com bombas e armamentos nucleares. O pacificador não se alegra ao ver uma briga, ao passo que a multidão se ajunta para assistir, o pacificador separa. O pacificador evita contendas, mesmo que esteja certo numa questão. Prefere ficar calado do que entrar em discussões. Não agride a esposa e aos filhos. O pacificador não parte pra briga, mas se afasta de quaisquer conflitos, e busca resolver conflitos. Ó quão precisamos de pessoas assim no mundo hoje. O mundo seria bem melhor.
- Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque dos tais é o Reino dos Céus. Quem busca ser justo hoje em meio a uma sociedade injusta, é perseguido. Na empresa, quando todos param longe da vista dos gestores, quem continua fiel ao dever é tido como careta, puxa saco, etc. Na escola, o aluno que não cola ou que não dá cola, é desprezado e tem poucos amigos. A esposa que quer ir na igreja, enquanto o esposo não segue a Deus, é perseguida, interpretada mal muitas vezes. Por todos os ladas, aqueles que procuram viver um estilo de vida do céu, passa por algum tipo de perseguição. E há lugares no mundo que, pessoas que querem servir a Deus são perseguidas, e não vai demorar muito, essa perseguição chegará aos lugares que hoje defendem a liberdade religiosa. A bíblia diz que ser perseguido por causa da justiça é um privilégio. Sofrer por Jesus. Muitos não estão dispostos a fazê-lo. Mas se queremos um dia habitar nas mansões celestiais, devemos carregar a nossa cruz, até ao fim. E a Bíblia diz que, aquele que perseverar até o fim será salvo.
Nas bem aventuranças o Salvador descortinou a vida do céu. O estilo de vida dos salvos. O caráter daqueles que herdarão a Terra. Vale a pena buscar viver o estilo dos salvos. Mesmo que isso cause perseguições, ou mesmo custe a vida do cristão, sabendo que a Vida Eterna está assegurada em Cristo. Ele prometeu nas bem aventuranças e em outras partes das escrituras, e Deus não falha. Os líderes respeitados do mundo hoje, podem falhar. Um pai pode falhar com seu filho. Um patrão pode falhar com seu empregado. Mas Deus não falha. O que Ele prometeu ele vai cumprir. Nele você pode confiar.
Dessa forma encerramos mais uma postagem sobre o Amor de Deus. Um forte abraço, e até o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário